quarta-feira, 15 de julho de 2009

O coração é um órgão propulsor do sangue, contraindo-se e relaxando-se ritmicamente. É constituído por três túnicas: a externa – pericárdio -, a média – miocárdio -, e a interna – endocárdio. O pericárdio reveste, externamente o coração(fig.1).

A aurícula e o ventrículo do mesmo lado comunicam entre si por uma válvula aurículo-ventricular ou cardíaca:


Válvula Mitral – permite a passagem do sangue da aurícula esquerda para o ventrículo esquerdo. É constituída por duas lâminas.

Válvula Tricúspide – permite a passagem do sangue da aurícula direita para o ventrículo direito. É constituída por três lâminas.

A metade direita do coração e a metade esquerda não comunicam entre si. Existe um septo muscular que as separa. Nas aurículas, de parede flácidas e finas, situadas na parte superior do coração, terminam as veias que transportam o sangue ao coração. As veias pulmonares terminam na aurícula esquerda e as veias cavas, inferior e superior, na aurícula direita. Dos ventrículos, de paredes fortes e espessas, situados na parte inferior do coração, partem as artérias que transportam o sangue às diferentes partes do corpo. A artéria pulmonar sai do ventrículo direito e a artéria aorta do ventrículo esquerdo.

O miocárdio forma a parede muscular do coração e é responsável pelos movimentos cardíacos. O endocárdio reveste o interior das aurículas e dos ventrículos.

Os músculos de movimentos voluntários – músculos esqueléticos – são formados por tecido muscular estriado(fig.2A)






Os músculos de movimentos involuntários – músculos das vísceras, dos vasos sanguíneos – são formados por tecido muscular liso(fig.2B).






O músculo cardíaco, embora possua movimentos involuntários, é formado por tecido muscular estriado, que apresenta características especificas, designando-se por tecido muscular cardíaco(fig.2C).







Ciclo Cardíaco

O coração é basicamente um saco muscular formado por duas bombas divididas em dois compartimentos ligados por válvulas. Das diversas cavidades, a maior é o ventrículo esquerdo, que bombeia o sangue oxigenado pelos pulmões para as diversas partes do corpo através da aorta. O sangue "usado" regressa ao coração pelas diversas veias do organismo, que drenam para dois grandes canais(as veias cavas superior e inferior), que por sua vez drenam ambas para a aurícula direita. Daqui, o sangue passa através de uma válvula, a tricúspida, para o ventrículo direito, que o bombeia para os pulmões, onde é oxigenado, através da artéria pulmonar. Este sangue oxigenado volta pelas veias pulmonares para a aurícula esquerda, de onde, através da válvula mitral, é lançado para o ventrículo esquerdo(fig.3).

Assim, o coração é um músculo cujas fases de contracção são rítmicas e involuntárias. Do seu funcionamento resultam ciclos cardíacos cujas fases se sucedem sempre do mesmo modo:

Diástole

As aurículas e os ventrículos estão em repouso. As válvulas auriculoventriculares e as válvulas que separam os ventrículos das artérias estão fechadas.

O sangue entra nas aurículas que se enchem pouco a pouco e criam uma pressão superior à dos ventrículos vazios.

Sístole Auricular

A aurículas contraem-se. As válvulas auriculoventriculares abrem-se e o sangue penetra nos ventrículos.

Sístole Ventricular

As válvulas auriculoventriculares fecham-se. Os ventrículos contraem-se, abrindo-se as válvulas semilunares que estão na base das artérias. O sangue sai dos ventrículos para as artérias. O coração volta a ficar em repouso e os fenómenos voltam a suceder-se sempre do mesmo modo.



Os vasos sanguíneos, que partem do coração e a ele chegam, levam os sangue a todas a partes do corpo.

As artérias são os vasos que transportam o sangue do coração para as diversas partes do corpo. As suas paredes precisam de ser fortes, já que é alta a pressão a que o sangue nelas é lançado. Compõe-nos quatro camadas: uma externa fibrosa, uma muscular, uma de tecido elástico resistente e uma última, lisa e membranosa.

Os capilares levam o sangue a cada uma das células do organismo. O oxigénio e outros nutrientes existentes no sangue alcançam os tecidos passando através das suas paredes, ao passo que os detritos produzidos pelos tecidos são captados e transportados pelas veias de volta ao coração.

As veias transportam o sangue de volta ao coração. Como o sangue venoso está submetido a um regime de pressões mais baixo que o do sangue arterial, as paredes das veias são mais finas, menos elásticas e menos musculadas, sofrendo compressão por parte dos músculos esqueléticos quando estes se contraem, o que auxilia a progressão do sangue. Por outro lado, as válvulas venosas impedem o sangue de fluir na direcção errada. As veias são constituídas por três camadas: camada externa fibrosa, camada média de tecido muscular e elástico, e revestimento interno membranoso.

Envie o seu E-mail para leite@ip.pt
Última Actualização: Fevereiro 15, 1999

3 comentários: